CIRCUITO LOGÍSTICO EM BRASÍLIA
A Associação Brasileira de Logística, a Abralog, promoveu nesta quinta-feira, 9 de julho, em Brasília, a segunda edição do "Circuito de Logística", programa da sua Regional Centro-Oeste formatado para levar a logística para grandes cidades de sua área de influência.
"O Circuito de Logística", apesar de estar apenas em sua segunda edição, já dá mostra de robustez”, disse o presidente da Abralog, Pedro Francisco Moreira, ao dar as boas-vindas aos presentes. Veja vídeo.
Ele explicou a escolha de Brasília para receber a primeira apresentação fora da sede da Regional Centro-Oeste, não só pela Capital Federal reunir diversos órgãos federais ligados à logística e transporte, "mas porque nesta cidade-eixo está um de nossos mais importantes apoiadores, a Confederação Nacional do Transporte. em cujo edifício-sede fica, inclusive, nosso escritório de representação". Na foto, da esquerda para a direita, Ezequiel Borges, Pedro Francisco Moreira, Rodrigo Vilaça, Marcelo Perrupato e Bruno Batista.
O diretor-executivo da Confederação Nacional do Transporte, Bruno Batista, aos saudar os presentes, para explicar a importância do evento, citou os números do último grande levantamento feito pela CNT, pequisa sobre a distribuição de soja e milho, dois dos mais importantes produtos da pauta de exportações brasileiras.
"Mais de 80% dos entrevistados reclamaram da falta de estradas, da péssima manutenção em que se encontram, da falta de ferrovias e 100% criticaram os portos. Ou seja, todo mundo reclama da logística e isso é o que falta no Brasil”. Daí, portanto, conforme Bruno Batista acrescentou, a importância do "Circuito de Logística”, e, nada mais natural, então, que o debate fosse realizado na CNT, que é a Casa do Transporte. Estamos sempre de portas abertas”.
Ezequiel Borges, que comanda a Abralog Centro-Oeste, complementou: "O objetivo do Circuito é simples: difundir a logística, divulgar a marca, os produtos, serviços e soluções da Abralog e de seus associados e parceiros. Acreditamos que esses eventos serão bem avaliados, já que vamos debater e discutir cases de sucesso, enfim, realizaremos a Logística ao Vivo, que é uma das estratégias da Abralog para tornar a ferramenta conhecida, por meio do contato direto, da conversa informal", acrescenta Borges.
Iniciando as apresentações, Robson Borges Salazar, diretor de Gestão Corporativa da Saneago, empresa de saneamento básico do Estado de Goiás, associada à Abralog, apresentou o painel Nova Unidade de Logística, durante o qual explicou o uso que a companhia faz das ferramentas logísticas em sua cadeia de suprimentos, já que tem de se preocupar com matéria prima para os procedimentos de tratamento, além da gestão de armazenagem e da administração da distribuição.
Recentemente, a Saneago passou por uma significativa reestruturação organizacional, mediante a qual se fundiram a Superintendência de Suprimentos (Susup) e a de Serviços Gerais (Suseg) em uma única Superintendência de Logística (Sulog). No evento de Brasília, inclusive, foi oficializada parceria com a Abralog para que esta elabore e apoie a implantação do processo logístico da empresa. Na foto, Robson Borges Salazar entre Pedro Francisco Moreira e Ezequiel Borges.
No painel seguinte, sobre Mobilidade, Rodrigo Vilaça, Diretor-executivo da ANPTrilhos e presidente da Seção Ferroviária da Confederação Nacional do Transporte (CNT), reforçou a importância da integração entre o transporte de pessoas e mercadorias. E lembrou que o papel importante que a CNT e a Abralog "têm nos debates sobre o desenvolvimento do transporte de passageiros, carga e logística do Brasil”, Rodrigo Vilaça elogiou o "Circuito da Logística" e a iniciativa de interiorização da logística promovida pela Abralog.
Automação foi o tema de outro painel, a cargo de Reinado Andrade, foto ao lado, da área de RFID & Government Sales Brasil da Honeywell, outra associada da Abralog com forte atuação no Centro-Oeste. Ao longo dos anos, a Honeywell tem oferecido no país suporte classe-mundial nas atividades em que atua, entre elas a automação. Reinaldo Andrade em sua palestra mostrou as últimas tendências do mercado e a disponibilidade de tecnologia existente no Brasil.
Outra apresentação foi "Oportunidades na maior rede de aeroportos do mundo”, apresentado por Francisco Nunes, Superintendente de Negócios em Logística de Carga da Infraero. Ele informou que além de administrar 60 Aeroportos, a Infraero possui em sua estrutura uma Rede de 28 Terminais de Carga (Rede Teca), espalhados por todo território nacional, sendo que, dos 28 Tecas da Rede, 25 operam com importação, 20 com exportação e 13 com Carga Nacional.
Por último, o Painel Transportes, no qual Rogério Guimarães, foto ao lado, diretor de Projetos da Leve Já apresentou o Controlog,
um sistema de gerenciamento de entregas e coletas em tempo real, aplicação acessivel e simples de utlizar.
CRIADOR DO PNLT ELOGIA "CIRCUITO DA LOGÍSTICA"
O ex- secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, coordenador do Plano Nacional de Logistica e Transportes (PNLT), esteve no evento e elogiou muito o que viu. Em carta endereçada ao presidente da Abralog e ao coordenador da Regional Centro-Oeste,Ezequiel Borges, ele afirmou: "Antes de tudo quero felicitá-los pela iniciativa da Abralog de interiorizar a cultura da logística no País, através de núcleos regionais. Fiquei impressionado com a qualidade dos temas discutidos e os parabenizo pela decisão e rapidez com que estão avançando nesse ideal". Veja mais fotos do evento feitas pelo fotógrafo Allisson Hugo Costa.
|