FRETE DEVE BAIXAR, DIZ CARILLO
Em palestra sobre "Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento como Vantagem Competitiva", na faculdade Senai Fatesg, em Goiânia, o vice-presidente de Educação da Abralog, Edson Carillo disse que se verifica no mercado de transportes tendência de redução do custo do frete, em função do que chamou de "Uberização” da carga, que tem sido cada vez mais fracionada e com intermediação de contratação realizada por meio de aplicativos na internet.
Infllui ainda na tendência de redução do custo do frete, acrescentou Carillo, a chamada "smart logistics", baseada em Big Data, ou seja, "com a abundância de dados somos capazes de melhorar nossas previsões e especialmente o compartilhamento". Lembrou do Waze, que, baseado na localização e velocidade de deslocamento dos seus usuários consegue indicar o melhor trajeto e estimar com certa precisão o tempo de viagem.
O vice-presidente de Educação da Abralog comentou ainda movimentos gradativos que modificarão o modelo de benefícos/incentivos fiscais. "Há alguns anos tivemos uma decisão em relação a impostos nos portos, e mais recentemente uma emenda constitucional quanto a cobrança de ICMS na venda e-commerce para pessoal física, isto é, estamos caminhando para um modelo onde os benefícios e os incentivos fiscais devem ser minimizados, assim, a configuração logística, como a localização dos centros de distribuição, por exemplo, começa a ser mais baseada em custos e menos em impostos".
Sobre o compartilhamento do transporte, disse que a tecnologia tem permitido a consolidação das cargas com mais agilidade, automatizando o agente de carga, e com capacidade de integração entre vários modos de transporte, o embarcador indica o ponto de origem e destino e os softwares são capazes de indicar o meio de transporte, cotação de frete e transit-time (prazo).
|