CILENEU NUNES, PRESIDENTE DA ZATIX
"Fiquei muito contente por ter voltado a São José dos Campos, pois
estudei aqui de 1971 a 1973, na Escola Técnica. Foi aqui que eu aprendi a
fazer Tecnologia, participei do projeto de telemetria do primeiro
foguete brasileiro, o Sonda II, e faço telemetria até hoje, agora em
frota de veículos. É impressionante o que isso cresceu nesses 40 anos, e
creio que essa iniciativa de criar polos de tecnologia são muito
importantes e agregam bastante. O Brasil hoje precisa desse tipo de
iniciativa - o governo junto com a iniciativa privada gerando
conhecimento acadêmico, tecnológico e industrial. Do ponto de vista da
Zatix, já temos uma unidade industrial em Santa Rita do Sapucaí, que é
outro polo muito bom, no Sul de Minas, e não vejo como trazer a fábrica
de lá, mas eu vejo que para nós pode interessar bastante, já que há
muitos clientes para nossos sistemas na região; sinto também a
possibilidade de iniciar aqui o desenvolvimento de software, em função
dos polos de desenvolvimentos, das incubadoras, e eu posso trazer um
pouco do meu desenvolvimento, da Engenharia, para cá".
MARCO ALMEIDA DE SOUZA, PRESIDENTE DA EMBALATEC
"Achei que a visita ao polo, a Embraer, foi tudo muito importante. Eu já tenho fábrica em
Tremembé, mas fiquei muito surpreso com as facilidades que os municípios da região oferecem para quem vier se instalar aqui e estou pensando em conversar com algumas dessas cidades para ver como a Embalatec pode continuar sua expansão, já que atendemos todo o Vale até o Rio de Janeiro. Acho muito saudável para todas as empresas saírem do grande centro que é São Paulo e buscar espaço nesse eixo entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais".
ANTONIO PIO DA SILVA, ASSESSOR DE LOGÍSTICA DOS CORREIOS
"Acho que uma visita a Embraer é um sonho, conhecer a estrutura de logística de uma empresa de aviões, uma coisa fantástica. Só tenho de agradecer a Abralog. O polo tecnológico também me surpreendeu pela proposta de sinergia entre todas as áreas, e ainda por promover o crescimento e o envolvimento dos jovens no segmento industrial da região. Quem dera se houvesse mais exemplos como esse... Quando você faz uma ação entre empresas, poder público e pessoas físicas, você está dando um passo à frente. Quanto ao município de São José dos Campos, ficou claro que é uma excelente opção para se morar".
ROBERTO LUIZ NASCIMENTO, BRADESCO
"A visita foi uma grande oportunidade que a Abralog deu aos que dela participaram, pois o Brasil precisa dessa interação entre as empresas e os segmentos. Para mim, trouxe novos conhecimentos; vi, também, chances de aproximação com essas empresas, tanto na área de crédito quanto de contas e pagar e receber. Você consegue enxergar essas possibilidades. Foi uma ótima visita".
MÁRCIO FRUGIUELE, DIRETOR DA BETA 80 NO BRASIL
"A visita técnica foi um sucesso total, pois pudemos ver muita logística ao vivo e também planejamento e interesse em fazer melhor, de preparar pessoas, de gerir o presente mas com visão de longo prazo. A inovação e o desenvolvimento de capital humano que se faz no Parque Tecnológico e surpreendente, assim como são de deixar qualquer um feliz ver o que é a Embraer e o que ela faz. Excelente a visita".
PEDRO FRANCISCO MOREIRA, PRESIDENTE DA ABRALOG
"Foi um dia muito produtivo, além da oportunidade sempre prazerosa e importante do convívio com os associados. A encontro com diversos prefeitos foi muito interessante e agradou bastante a nossa comitiva, que viu nessa ação a abertura de janelas para novos negócios. Fora isso, na nossa audiência com o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida, foi possível sentir o pulso dessa grande cidade e de que forma ela encara sustentabilidade, novos negócios, inovação, tecnologia. O prefeito nos mostrou as potencialidades do município e como o município encara inovação, o futuro e, também, a logística.
Na visita a Embraer, a quinta maior empresa do mundo em vendas de jatos executivos, pudemos exercitar uma das missões da Abralog, que é a de proporcionar a seus associados a Logística ao Vivo. Memorável, sem dúvida, o passeio que fizemos pela linha de montagem dos jatos Legacy.
Tivemos o privilégio, ainda, de conversar longamente com o diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antonio Raupp, ex-ministro de Ciência e Tecnologia, que comanda uma obra de visão e fonte permanente de geração de talentos e inovação, uma iniciativa, aliás, que guia e diferencia a cidade de São José dos Campos. Já acertamos nova rodada de conversa com o Dr. Raupp para ampliarmos as informações sobre a Abralog e nossa oferta de estarmos à disposição para fornecer conteúdo sobre logística, e a determinação de poder fazer parte do dia a dia do Parque Tecnológico de São José dos Campos, por meio da expertise de nossos associados e empresas filiadas.
Dá enorme alegria ver que, em pouco mais de 60 anos, o município criou sua vocação, passou a ser personagem de negócios mundiais e a se consolidar como polo gerador de talentos, de capital humano, de alta tecnologia e importante alavancador do PIB brasileiro. A visita nos fez muito orgulhosos".