Pedro Francisco Moreira, presidente da Associação Brasileira de Logística ao abrir a XVII Conferência Nacional de Logística, conclamou os logísticos do País a empunharem, junto com a Abralog, "a bandeira que quer transformar o Custo Brasil em Lucro Brasil".
O presidente da Abralog disse também que a décima-sétima edição do evento acontece num momento em que as empresas do segmento vão muito bem, com crescimentos médios anuais na faixa dos 15%, como se verifica entre os operadores logísticos, mas num cenário em que a infraestrutura, vital para a logística, continua travada e sem poder usufruir dos projetos e planos governamentais, definidos há mais de ano, mas de lenta maturação - demoram para sair do papel. Ainda nesta semana, comentou, a licitação para a concessão da BR -262, que liga Minas Gerais ao Espírito Santo, não recebeu propostas.
"Essa situação de crescimento, que parece estranha até por contrastar com a forte crise econômica mundial, pode ser explicada pela demanda interna, pelo crescimento de polos regionais, pela situação estável no emprego, mas também deve ser entendida pelo valor e competência que têm o setor logístico nacional, que inova, descobre novos caminhos e consegue se livrar do emaranhado de obstáculos que se apresentam".
Não é por acaso, portanto, lembrou Moreira, que o tema desta edição é “Eficiência Logística e Excelência na Gestão dos Resultados”, pois a Abralog acredita ser esse o caminho a trilhar para as empresas continuem evoluindo, apesar dos percalços.
A XVII Conferência Nacional de Logística, que é realiada no Expocenter Norte, em São Paulo, segue até quinta-feira, 19 de setembro de 2013. Nesses 3 dias a intenção da Abralog é construir um cenário no qual vão ser projetadas e discutidas a logística que se faz hoje no Brasil, a logística que o setor deseja ver implantado e os caminhos pelos quais deverá se dar a caminhada.
Parte da grade de programação da Conferência foi formatada para debater o papel dos profissionais nas empresas, ou seja, o que se pode e deve esperar deles a curto e médio prazos. Para sustentar esse bloco de conteúdo será apresentada a IV Pesquisa Perfil do Profissional de Logística no Brasil, levantamento inédito que mapeia quem é, o que faz e para onde caminha o segmento profissional que mais cresce no País.
O evento dará grande destaque também à mobilidade urbana, à distribuição de mercadoria nos grandes centros, inclusive mostrando a experiência francesa. As palestras vão jogar luz sobre os prejuízos desses episódios, abordarão ainda a restrição ao tráfego de caminhões, comentarão a falta que a multimodalidade faz não só nessa situação, mas, principalmente, em termos de Brasil, em termos de eficiência.