ABRALOG NO SUPPLY CHAIN GPA 2016
A Associação Brasileira de Logística participou do Encontro Anual Supply Chain do Grupo Pão de Açúcar, importante evento de logística que nosso associado GPA realiza tradicionalmente. A Abralog foi convidada para falar sobre Integração Logística.
Pedro Francisco Moreira, presidente da Associação, falou sobre a entidade, projetos, ações e iniciativas, como os fóruns temáticos, com a participação do GPA no Comitê Integração Indústria e Varejo.
Depois discorreu sobre o atual momento da economia e do otimismo de que estamos traçando um novo caminho, com a logística tendo papel relevante, já que a retomada econômica deve se dar pela construção da infraestrutura.
"Essa crise deixa para nós logísticos um legado importante, pois mais uma vez estamos fazendo mais com menos na gestão dos custos logísticos. Por outro lado, apesar de os problemas de gargalo estarem da porta para fora, sobre os quais não temos nenhuma responsabilidade, conseguimos minorar a situação fazendo grande esforço na intralogística, usando tecnologia para reduzir custos e incentivando processos colaborativos entre os participantes da cadeia de suprimento. A crise também renovou em nós logísticos a necessidade de transformar cenários a partir de pessoas e gestão correta de talentos”
A seguir, convidado pela Abralog, os Correios apresentaram o case Jogos Olímpicos, que teve o CD de Duque de Caxias considerado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos como o melhor de todos os tempos. Na foto, o presidente da Abralog com José Furian filho, vice-presidente de Logística da Estatal. Veja mais sobre a logística dos
jogos.
Para enfrentar o desafio de ser o operador da logística dos Jogos, os Correios investiram em tecnologia de ponta, como um sistema global de WMS que é o mesmo utilizado pelo Departamento de Defesa dos EUA. explicou José Furian Filho. Além disso, uma equipe própria de 300 pessoas foi mobilizada pelos Correios, que contrataram ainda mais 2 mil pessoas em caráter temporário para a execução dos trabalhos.
O evento foi aberto pelo Diretor Executivo do GPA, Remi Auzanneau, à direita na foto, e apresentado por Edison Sales Junior, Diretor de Operações da Corporação. Maior grupo varejista do Brasil, o Pão de Acúcar é um dos sócios-apoiadores da Abralog.
Em recente entrevista ao Portal Abralog, Edison Sales Junior disse que a atividade logística é hoje um dos grandes pilares de sustentação da economia no País. E falou sobre a logística GPA: "Dos cinco negócios em que o GPA é formado, quatro deles possuem uma diretoria e times dedicados. São eles: Multivarejo (Pão de Açúcar, Extra, Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar); Assaí Atacadista; Via Varejo (Casas Bahia e Pontofrio);Cnova (eCommerce das marcas Casas Bahia, Pontofrio e Extra). Em paralelo, existe uma frente de captura de sinergias entre eles. Há ainda um 5º negocio, o GPA Malls, responsável pela gestão dos ativos imobiliários do GPA, administração e expansão das galerias comerciais. Entretanto, não há operação logística para este negócio".
Respondeu também à pergunta sobre as dificuldades para se fazer a logística de um conglomerado como esse: "A grande complexidade entre todos os formatos somado às crescentes restrições de distribuição, baixo investimento governamental em infraestrutura do pais e a dependência do modal rodoviário, representam desafios importantes para a realização de uma logística eficiente, com grande exigência sobre os níveis de serviço, pontualidade, níveis de estoques/rupturas e custos. É preciso buscar continuamente oportunidades de melhorias em processos e modelos de distribuição para manter o abastecimento como um diferencial competitivo. Neste sentido, o desenvolvimento e o investimentos em novas tecnologias, principalmente de informação e equipamentos, além do aproveitamento de sinergias entre os negócios multiformatos e a logística integrada com nossos fornecedores assumem papel decisivo neste processo". Veja toda a
entrevista de Edison Sales Junior.
|