GESTÃO DA INOVAÇÃO NA LOGÍSTICA
A Abralog e a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP) apresentam para associados da entidade e convidados o Programa Gestão da Inovação para Empresas de Logística, jornada com seis meses de duração que tem a finalidade de ajudar empresas a aprimorar e a implantar o processo de gestão da inovação, através do acesso a conceitos, ferramentas e acompanhamento de cases. O Programa tem a coordenação do Professor-doutor Isak Kruglianskas, da Faculdade de Economia e Administração da USP, e presidente da FIA, que concedeu a seguinte entrevista ao nosso Portal:
"A INOVAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA A LOGÍSTICA"
O que é inovação - fazer o mesmo de uma outra forma? Criar algo essencialmente diferente? Ser eficiente? Renovar, criar?
De certo modo, é tudo isso de uma forma integrada. O grande desafio da inovação é conseguir gerar ideias e implementá-las de forma a contribuir para o sucesso e perenidade da empresa.
É de se supor que inovação seja relevante para qualquer área de atividade. Na logística, onde está essa importância?
Como a inovação é fator determinante para diferenciação e sobrevivência da empresa, então com certeza é importantíssima para qualquer área de atividade. Como a logística é, atualmente, altamente impactada pelas novas tecnologias a inovação, se torna fundamental.
Como se compara uma empresa inovadora com outra que não o seja?
Através do desempenho inovador delas, que envolve competência para lançamento de novos produtos e serviços, aperfeiçoamento de processos produtivos, redução de custos, melhoria da qualidade, ambiente mais propício a interatividade e criatividade, atrair e reter talentos, e etc.
Há barreiras à inovação? Quais? Por que?
Como a inovação traz mudanças, ela evidentemente envolve desafios, tais como aspectos culturais, capacitação em gestão, organização para inovação, falta de estimulo à criatividade, entre outros.
Quando se fala em estratégia, está-se falando também de inovação? Ou seja, a estratégia seria em certa medida sinônimo de inovação?
Inovação e estratégia são conceitos diferentes, porém altamente relacionados. Entretanto, para a inovação ser efetiva deve ser parte integrante da estratégia da empresa. Caso contrario, a inovação terá um efeito limitado. Portanto, quando se fala em estratégia, deveríamos subentender que a inovação é um pilar importantíssimo da mesma.
Qual a sua opinião sobre a logística brasileira? Em que nível de inovação ela está?
Não sou especialista em logística, mas tenho convicção de que a mesma tem papel da maior relevância para um País continental como o nosso e com uma economia que sofre atualmente grandes transformações. Penso que existem ilhas de excelência no setor, ao lado de um amplo espaço para desenvolvimento, onde a inovação pode jogar um papel altamente relevante.
|