SKAF: MP DOS PORTOS É VITAL
Presidente da Fiesp e do Ciesp disse que é preciso sensibilidade de deputados e senadores para aprovar a Medida Provisória 595, a MP dos Portos. A aprovação da Medida é o principal item desta semana na agenda da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), disse nesta segunda-feira o presidente das entidades, Paulo Skaf, na abertura do 8º Encontro de Logística e Transportes, em São Paulo.
“Temos até semana que vem para aprovar a MP dos Portos, buscando mais eficiência, buscando menores custos através da concorrência”, resumiu Skaf.
“É necessário que haja sensibilidade de nossos representantes na Câmara e no Senado e aprovem a MP dos Portos”, acrescentou.
O presidente da Fiesp e do Ciesp disse que as entidades não têm desconforto de criticar governos quando necessário, mas tem satisfação de elogiar quando merecem. “Essa MP dos Portos do jeito encaminhado foi um projeto bom para o Brasil”, disse “Ela só não vai resolver o problema da competitividade brasileira, mas é um ponto concreto para que o problema seja parcialmente resolvido, avaliou.”\
Skaf disse que é preciso quebrar paradigmas. “A recuperação da competitividade passa por resistir a pressões de interesses muitos fortes e que não coincidem com os interesses maiores do Brasil. Respeitamos mais do que ninguém as empresas, a iniciativa privada, o lucro. Isso são as bandeiras que defendemos. Mas tudo tem parâmetros, tudo tem limites.”
“Não é possível em concessões públicas levantar bandeira que é preciso ser caro para ser bom. Defendemos que todas as concessões sejam pelo menor preço. Com exigência de investimentos, de qualidade, mas ao menor preço.”, concluiu o presidente da Fiesp e do Ciesp.
Skaf aproveitou para cumprimentar o presidente da Empresa Brasileira de Logística, criada em agosto de 2012. “A EPL é um projeto que sempre foi defendido pela Fiesp [no sentido] de organizar os modais de forma ordenada, inteligente e correta. Queria cumprimentar a presidente Dilma e por colocar a pessoa certa para conduzir, que tem toda a nossa consideração e nosso respeito.”
Dilma Na sexta-feira (03/05), em discurso durante a feira Expozebu, em Uberaba (MG), a presidente Dilma Rousseff pediu que o Congresso Nacional aprove a MP dos Portos como meio de melhorar a infraestrutura logística do país.
“Eu quero mais uma vez reiterar a importância da medida provisória dos portos, que está em processo de votação no Congresso”, afirmou Dilma. “O governo federal considera que a questão da MP dos Portos é crucial para a competitividade do país diante do resto do mundo”. “Tenho certeza que o Congresso Brasileiro será sensível mais uma vez, como vem sendo, e irá assegurar o marco regulatório que abre os portos do Brasil ao setor privado, garantindo estrutura portuária”, completou Dilma. A MP dos Portos tramita desde dezembro do ano passado.
Por:Juan Saavedra, Agência Indusnet Fiesp Foto: Everton Amaro/Fiesp
|