OS CORREDORES LOGÍSTICOS
A Abralog participou da apresentação da segunda parte do programa Corredores Logísticos Estratégicos, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. A primeira apresentação reuniu informações sobre Complexo de Soja e Milho e a segunda sobre Minério de Ferro.
O levantamento no âmbito do Ministério envolveu a Secretaria de Política e Integração e o Departamento de Política e Planejamento Integrado. Contou também com participação dos setores público e privado para subsidiar o planejamento integrado relacionado às infraestruturas viárias associadas aos eixos estruturantes do País.
A Abralog participou por meio de entrevista concedida por seu presidente, Pedro Francisco Moreira. O objetivo é obter visão panorâmica e diagnóstica do momento atual das infraestruturas de transportes, voltada principalmente para a identificação e caracterização de Corredores Logísticos Estratégicos no âmbito do território nacional, diz o presidente da Abralog.
O Conselheiro da Abralog, João Batista da Silva, acompanhou a segunda apresentação, sobre os corredores de Minério de Ferro. O conceito de corredores logísticos foi apresentado na oportunidade, relata João Batista da Silva.
Produzido pelo Geipot em 2002. Segundo essa definição, corredores logísticos são:
- Lugares ou eixos onde se viabilizam negócios, por meio de investimentos e da constituição de mercados produtores e consumidores;
- Conjunto de rotas de transportes, com suas facilidades, onde convergem as movimentações ou fluxos de carga que entram e saem de sua área de influência;
- Composto de rotas modais e multimodais que viabilizam o transporte em sua área de influência;
- Existência de um sistema viário adequado sob a forma de corredor de transportes.
|