A XVII edição da Conferência Nacional de Logística (CNL), que a Associação Brasileira de Logística (Abralog) realiza de 17 a 19 de setembro, em São Paulo, vai discutir a “Eficiência logística e a excelência na Gestão de Resultados”.
Pedro Francisco Moreira, presidente da entidade (foto), diz que o tema é fundamental diante da necessidade de aumento da competitividade das empresas brasileiras e dos desafios enfrentados em função do cenário internacional.
O presidente da Abralog afirma que a XVII CNL torna-se ainda mais relevante pela fato de ocorrer simultaneamente à 28ª edição da Movimat, principal vitrine da logística no Brasil, e das novas feiras Transporte e Logística Brasil (aos moldes do Salão Internacional de Transporte e Logística, de Paris), e VUC Expo, sobre Veículos Urbanos de Carga, todos eventos da Reed Exhibitions Alcântara Machado, que organiza também a XVII CNL, uma realização da Abralog.
Segundo Pedro Francisco Moreira, a Abralog apresentará na XVII CNL a logística real feita pelas empresas, as estratégias e soluções que elas utilizam para driblar buracos-negros de infraestrutura, falta de mão de obra qualificada, dificuldades fiscais, tributárias, entre tantas outras.
"Em outras palavras, vamos discutir qual a explicação para o segmento logístico brasileiro ter crescido nos últimos anos de duas a três vezes o PIB, e como as empresas brasileiras usam a logística para passar por cima de armadilhas e percalços de toda sorte”, explica o presidente da Abralog.
Apesar os bons números, os desafios são os mesmos, há anos. O custo da logística no Brasil está ao redor de 11,6% do PIB, enquanto que nos EUA é 8,7% e na Europa, 10%. O déficit brasileiro de investimentos em infraestrutura anda na casa dos 200 bilhões de dólares e as ações governamentais têm engatado planos como o PNLT e mais agora o Plano de Logística Integrada, ações que no setor vem sendo consideradas como “mais do mesmo”, pois muitas das obras permanecem em construção, quando deveriam estar prontas.
“A XVII Conferência Nacional de Logística discutirá os planos governamentais de apoio à infraestrutura, sua lenta maturação, a entrega à iniciativa privada dessas obras e a criação de uma empresa para gerir toda essa engrenagem", diz Pedro Francisco Moreira, referindo-se à Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que analisará os projetos da iniciativa privada feitos para as obras constantes dos pacotes de investimentos em infraestrutura. A EPL acompanhará também a execução dessas obras até sua conclusão, quando então elas passarão às respectivas agências dos diversos modais.
PALESTRAS VÃO MOSTRAR O QUE SE PODE
E SE DEVE ESPERAR DA LOGÍSTICA
“A grade de programação da XVII CNL está sendo formatada para debater o papel dos profissionais e das empresas sobre o que podem e devem esperar da logística a curto e médio prazos, e como usar a logística para ter sucesso e resultados expressivos”, adianta o presidente da Abralog, Pedro Moreira.
Durante a Conferência estão previstas palestras e painéis sobre tendências da logística, melhores práticas, intralogística e logística internacional, com a participação da França, país convidado do evento este ano, que contribuirá com a vinda de importantes nomes do setor.
Para o Vice-presidente Executivo da Reed Exhibitions Alcântara Machado, Paulo Octavio, “o fato de ser realizada simultaneamente às feiras Movimat, Transporte & Logística Brasil e VUC Expo reforça a percepção de que a XVII Conferência Nacional de Logística é um dos mais privilegiados fóruns de discussão do setor, com a apresentação de histórias de sucesso, troca de informações, experiências, desafios e perspectivas para o mercado”,
SERVIÇO
Informações XVII Conferência Nacional de Logística:
de 17 a 19 de setembro, de 2013, das 9 às 18 horas, no Expo Center Norte, São Paulo – SP.
Ocorre simultaneamente à 28ª edição da Movimat e das novas feiras Transporte e Logística Brasil (aos moldes do Salão Internacional de Transporte e Logística, de Paris) e a VUC Expo, sobre Veículos Urbanos de Carga.
http://www.abralog.com.br
http://www.expomovimat.com.br